Farol de Felgueiras | Foz do Douro


A huge ocean storm, Porto, Portugal, January 2013.
Photograph by Veselin Malinov
This Month in Photo of the Day: National Geographic Photo Contest


O Farol de Felgueiras, também conhecido por Farolim de Felgueiras, Farolim do Molhe de Felgueiras ou ainda Farolim Cabeça de Molhe, é um farol Português que se localiza na ponta do molhe de mesmo nome, na margem direita do Rio Douro, na freguesia da Foz do Douro, no Porto.
Eleva-se numa torre hexagonal com dez metros de altura, edificada em alvenaria de granito, à vista. Apresenta um varandim e uma lanterna vermelhos, e um pequeno edifício anexo com paredes rebocadas e pintadas de branco.
A designação “Molhe de Felgueiras” foi-lhe atribuída por ter sido construído em direcção à pedra de Felgueiras, que lhe fica fronteira a Oeste. A obra de construção do molhe iniciou-se em 15 de Fevereiro de 1790, sob a orientação de Reinaldo Oudinot que, por carta régia, é encarregado de dirigir os trabalhos relacionados com a abertura da barra do Porto, desde a foz do rio até à cidade. A construção do farolim teve início em 1886. Em 1945 foram realizadas obras de modernização nesta instalação, tornando assim dispensável o Farol da Senhora da Luz. Em 1979 o Farolim de Felgueiras foi automatizado, marcando a entrada da barra do Douro, a par dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul). Estes farolins passaram a ser controlados remotamente a partir do Farol de Leça, por meio de um equipamento concebido para o efeito, constituindo a primeira rede de farolins telecomandados da costa portuguesa. Nos anos 90 foi alvo de obras de conservação.
O ano de 2009 marca a sua desactivação, mantendo-se em funcionamento o sinal sonoro (Sinal de nevoeiro: Som 5s; silêncio 5s; som 5s; silêncio 15s.). Antes da sua desactivação, o farolim tinha um alcance de 9 milhas náuticas, emitindo um relâmpago vermelho a cada 5 segundos (Fl R 5s).